Olá queridos, na dica musical de hoje, vamos falar sobre o que não dizer para um estudante de música. Muitas vezes algumas coisas que os pais, amigos ou conhecidos falam podem desestimular o aprendizado da criança e até do adulto, então vamos conferir o que não fazer.

menino moreno depressivo

 

1. Você está desafinado

Esse serve mais para os cantores. Já vimos inúmeras vezes alguém falar isso para um estudante de música enquanto ouvia ele(a) ensaiar e isso desestimula e tira toda a confiança do aluno. Mesmo que você ache que está desafinado, confie que seu filho/amigo está aprendendo e vai chegar lá, esse feedback quem deve passar é o seu professor que vai saber como dizer de forma educativa e não soar como algo negativo.

 

2. Só sabe tocar essa música?

No início o trabalho é diferenciado e o aluno pode ter que praticar uma música durante algum tempo ou se sentir mais confiante tocando pra outros apenas uma música, então ao invés de dizer, “você só sabe tocar essa música?” diga, “como você melhorou nessa música”, “parabéns, já está tocando melhor que da outra vez”, isso vai dar confiança ao estudante para continuar e pegar músicas mais difíceis.

 

3. Você está sem ritmo

No início, acertar o ritmo pode ser uma dificuldade de muitos alunos, por isso nunca diga que o estudante não tem ritmo, está fora do ritmo, deixe para o professor que vai saber trabalhar isso da melhor forma sem desestimular o aluno.

 

4. Música tem que ter talento

Essa é uma das frases que mais escuto e a que eu acredito que mais desestimula. As pessoas pensarem que para estudar música tem que ter “talento”, mas o que é esse talento? Não, música é para quem gosta, para quem tem vontade de aprender. Muitas pessoas tem esse sonho, mas não vão atrás porque alguém disse que elas não têm talento pra isso ou elas mesmas acreditam nisso. Entendam uma coisa, música é para quem quer e quando quer.

 

5. Para que ta feio

Muitas vezes no início o aluno vai praticar a música e erra algumas notas, o ritmo, a afinação, mas isso é normal e faz parte da aprendizagem, você não levantou e começou a andar quando bebê ne? Você levantou caiu, levantou e caiu de novo até que conseguiu se equilibrar e andar, assim é com a música, deixe o aluno dar os tropeços dele, cair e levantar que futuramente ele vai colher os frutos disso.

 

6. Fulano estuda a menos tempo que você e já esta tocando

Comparações é uma das piores coisas no processo de aprendizado. Nunca compare um estudante com o outro. Ninguém é igual, então o processo de aprendizado também não é, cada um aprende em um tempo, tem mais disponibilidade para estudar, etc, então nunca compare com outra pessoa.

 

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas e que ajude a estimular os nossos pequenos e grandes estudantes.

 

Katherine Ebesui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *