Olá queridos, hoje vamos falar sobre as figuras musicais, muitas pessoas confundem com as notas musicais, então vou explicar a diferença e vamos conhecer mais sobre elas, bora?

menino negro estudando

 

1. Figuras x Notas Musicais

Vamos falar sobre a diferença das figuras para as notas musicais. As notas são aquelas que cantamos e dão a melodia a música, por exemplo: dó, ré, mi, fá e por aí vai, já as figuras musicais são o que dão o ritmo e a movimentação para a música, por exemplo: semínima, mínima, colcheia e por aí vai. Veja um exemplo das figuras na imagem abaixo.

figuras musicais ou notas musicais

2. A notação musical

Primeiro, vamos entender porquê surgiram essas figuras. Imagine que antes da notação musical todas as músicas feitas pela humanidade eram passadas somente de forma auditiva e eventualmente eram perdidas e esquecidas, portanto, se alguém criava uma música, para passar para outra pessoa, ele teria que cantar várias vezes até essa outra pessoa memorizar e assim por diante. A notação musical surgiu então com a função de auxiliar a memória de quem cantava e só mais tarde se tornou cada vez mais precisa, tornando possível eternizar essas músicas, tanto, que temos registro de músicas feitas no barroco, classicismo, etc., até hoje.

Primeiramente eram colocadas pequenas marcas junto das palavras indicando o tipo de movimento sonoro a cantar. Essas marcas chamavam-se “neumas”. Inicialmente haviam dois tipos de notação, a instrumental e a vocal. A notação instrumental mais antiga era derivada do alfabeto fenício e a notação vocal utilizava as letras maiúsculas do alfabeto grego. Para a duração das notas, utilizava-se uma notação derivada da métrica quantitativa (breve e longa). Veja a tabela abaixo mostrando como a notação musical foi evoluindo com o passar do tempo.

notação musical, neumas, figuras

3. Figuras Musicais

Agora o que são as figuras musicais? São símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais (Do, ré, etc). Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. A duração das figuras musicais depende da fórmula de compasso e do andamento utilizado. Isso significa que a mesma figura pode ser executada com diferentes durações, em qualquer música, como também numa única música, caso haja mudança de andamento e/ou compasso, mas isso é conversa para outro post rsr. Veja abaixo a tabela das figuras e nomes e sua tabela de proporcionalidade.

tabela de figuras musicais

De forma bem breve e resumida, essas são as figuras musicais, agora quando você vir uma figura desenhada em algum lugar sem pentagrama e clave, você já sabe que o nome correto dela é figura musical e não nota rsrs

 

Espero que tenham gostado da dica de teoria de hoje e caso tenham mais dúvida, deixem aqui nos comentários sobre o que vocês querem saber! Confiram também o nosso post sobre as claves.

Katherine Ebesui

One thought on “Conhecendo as “notas” (Figuras Musicais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *