Olá queridos, na postagem do blog de hoje vamos te ajudar a escolher o melhor tipo de violão pra você, esse post é mais voltado para quem vai comprar o primeiro violão, mas confiram as dicas que pode ser que te ajude mesmo que vc já tenha um.

homem bonito segurando violao

 

1. Quais os passos eu devo seguir para escolher um violão? Quais tipos de violão existem? 

O ideal é que seu violão seja adequado para as suas necessidades. Para escolher o violão, o primeiro passo a pensar é: Qual estilo de música eu quero tocar e quanto eu quero investir?

Se você nunca tocou antes, é legal primeiro conhecer quais as diferenças dos modelos de violões que existem. Mas primeiramente, podemos definir os violões em 2 categorias: Cordas de Aço e cordas de Nylon. Se seu gosto musical se é mais voltado para o MPB, Bossa Nova e músicas do gênero, talvez seja mais ideal começar pelo Violão de Nylon. Se você gosta mais de Sertanejo, Rock, Reggae, e afins, talvez seja melhor começar pelo de Aço. Mas basicamente, você consegue tocar inicialmente tanto no de aço como no de Nylon, a diferença vai estar apenas na sonoridade que eles vão proporcionar.

2. Qual a faixa de preço de um violão?

O preço vai variar muito de acordo com a marca e modelo. Inicialmente, um violão de nylon básico novo, custa em torno de R$ 300 – 500.

O de aço costuma ter o preço um pouco mais elevado, pois podem ser elétricos (Podem ser ligados em um amplificador), custando no mínimo de R$ 500 – 1000. Mas pra definir o preço, depende de vários fatores, como Marca, Modelo, ano, etc.

Para quem esta começando, não precisa investir em um super violão. Com o passar do tempo e do estudo, pode ser que você sinta necessidade de investir em um violão mais robusto!

3. O meu estilo musical pode influenciar na compra de um violão?

Sim, influencia completamente. Muitas pessoas começam tocando no violão de nylon por achar que é mais simples, porém, acabam desanimando pois não conseguem sentir a sonoridade que queriam do instrumento. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta muito de rock e Pop rock, com bandas como Legião Urbana e Capital Inicial, vai sentir que um violão de nylon não vai entregar 100% da sonoridade da música. Assim como aconteceria se você tocasse um Tom Jobim em um violão de aço. A questão sonora é muito importante, pois você vai estar muito mais motivado se conseguir extrair do instrumento aquela sonoridade que gosta.

4. Quais as vantagens e desvantagens de um violão de nylon?

Um detalhe importante pra falar do violão de nylon que muitas pessoas confundem, é que na verdade, apenas as 3 primeiras cordas dele são de nylon, as outras 3 são de aço. O Violão de nylon pode ser um pouco mais “Macio” no começo pelas 3 cordas de nylon, que deixa uma sensação mais macia mas leve em consideração que você também vai estar apertando cordas de aço do mesmo jeito.

O violão de nylon tem um som bem mais leve e macio, lembrando bastante a sonoridade de um MPB ou Bossa Nova. Um detalhe importante de ressaltar, é que também existem violões de nylon que são elétricos. O Preço dele também é um atrativo para quem está iniciando pois é bem mais em conta!

5. Quais as vantagens e desvantagens de um violão de aço? 

O Violão de aço tem o som mais “estridente e bilhante” e nesse caso, todas as cordas são de aço. Ele é bem comum em diversos estilos como Sertanejo, Pop, Rock, Reggar, e vários outros. Como todas as cordas são de aço, pode causar um certo desconforto a mais pra quem é iniciante mas é algo que você consegue se acostumar muito rápido.

O custo dele em relação ao de nylon é um pouco mais alto, o que faz muitas pessoas quando estão em dúvida, optarem pelo nylon.

6. Quais as melhores marcas de violão na sua opinião? 

Existem marcas muito boas de violão no mercado! Dentre elas, posso destacar as marcas Takamine – Yamaha – Taylor – Martin – Tagima, entre outras. Cada marca com modelos e preços variados, de acordo com sua necessidade.

7. Se eu não tenho condições de investir muito em um violão, qual marca é ideal?

Existem algumas marcas que tem um ótimo custo benefício como Di Giorgio, Gianini, Tagima, Memphis, entre outras. São marcas muito boas, com instrumentos de muita qualidade. Eu comecei a tocar com um violão de Nylon da Di Giorgio, que ainda esta em perfeito estado.

8. Se eu posso investir bastante em um violão, qual marca é ideal? 

Se for investir bastante, existem marcas mais conceituadas como Martin e Taylor que são umas das marcas mais consagradas do mercado. Mas nesse ponto, é uma questão muito pessoal, pois você tem que ver qual violão vai atender melhor suas expectativas em questão de conforto, timbre, etc.

9. Dicas, sugestões e comentários

O ideal pra começar a tocar, é gostar do instrumento! Tecnicamente falando, você consegue começar a tocar tanto no de nylon como no de aço. Muitas pessoas começam tocando em um tipo e depois migram pra outro apenas por sentir necessidade de algo novo, e isso é super comum de acontecer. Muitas vezes, trocam até mesmo de violão para guitarra ou vice-versa.

O melhor investimento que se pode ter na música, na realidade, é no conhecimento. Talvez seja mais interessante inicialmente você começar a tocar com um violão que seja mais custo benefício para poder investir mais em aulas, que é o mais importante. Um violão, independe do modelo e da marca, só vai ter resultado nas mãos de uma pessoa que estudou.

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas do prof. Weslley e que te ajude a escolher o melhor violão pra vc!

Katherine Ebesui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *