Olá queridos, hoje venho com mais uma entrevista, dessa vez, com a prof Aline Araujo tirando várias dúvidas e respondendo perguntas sobre musicalização infantil e a importância desse curso para a criança. Bora?

menino tocando saxofone feliz

 

1. Como é dar aula de musicalização para você ?

Lecionar para crianças é uma experiência incrível, elas nos fazem recordar o quão bom é ser criança. Dar aulas de musicalização infantil é a melhor parte do meu dia, é o momento em que eu liberto a minha criança interior, é incrível ver a capacidade desses pequeninos, topam tudo sem fazer cara feia ou questionar o que temos que fazer. A experiência e o conhecimento que adquiri nos últimos anos não existe valor que possa pagar, entender e compreender como cada aluno é, e, mostrar um universo novo é uma grande responsabilidade, mas feita de forma correta e respeitosa esse aluno(a) será uma grande pessoa e profissional.

2. Qual a importância da aula de musicalização infantil? 

A musicalização infantil traz inúmeros benefícios às crianças tais como: coordenação motora, percepção sonora e espacial, socialização, capacidade de expressão e muitas outras habilidades que são desenvolvidas. Ressalto que, quanto mais cedo começar as aulas de musicalização mais cedo a criança poderá desenvolver tais habilidades.

3. Entre começar na musicalização e começar no instrumento, qual a melhor opção para a criança? 

A melhor opção é começar na musicalização, pois nas aulas de musicalização são trabalhadas diversas habilidades de forma lúdica, além disso as aulas trazem um conhecimento sobre os instrumentos, cada aula podemos utilizar um instrumento diferente como, piano, gaita, violão, bateria entre outros. Com as aulas de musicalização é o conhecimento de quais instrumentos existem a criança pode escolher aquele que mais gostou. Escolhendo aquele que mais gostou as chances de desistir no meio do caminho serão mínimas.

4. Como os pais podem auxiliar no desenvolvimento musical de seus filhos?

Que tal começar agora? Vamos pensar sobre quais gêneros musicais você costuma ouvir, pensou? Então vamos lá, se uma criança cresce ouvindo somente sertanejo certamente ela irá gostar de sertanejo. Mas pense bem, se uma criança crescer ouvindo todos os estilos musicais certamente ela terá uma bagagem cultural maior, pois cada ritmo, cada estilo tem uma história por trás. E como saber crianças são seres muitos curiosos e certamente ela vai perguntar de onde veio essa música.

5. Quais atividades são feitas na aula de musicalização infantil? 

Inúmeras atividades, fazemos atividades de percepção, de coordenação motora de
socialização etc…

Se o aluno já está na fase escolar está ou já é alfabetizado misturamos nas atividades musicais conhecimentos da escola, como matemática, português, etc..

6. Meu filho quer muito aprender um instrumento, posso pular a musicalização? 

O correto é começar pela musicalização, pois é nas aulas de musicalização que o professor saberá como prosseguir o seu ensino musical e dará toda a base que ele vai precisar para aprender um instrumento com mais facilidade e naturalidade.

7. Quais outros ganhos a criança tem com a musicalização, fora o musical? 

O saber cultural e histórico, pois o professor sempre terá uma boa história lúdica para contar sobre o assunto. Fixação de alguns conteúdos da escola. Como foi dito acima, quando o aluno já está na escola nós professores de musicalização procuramos trabalhar de acordo com o que a criança vem aprendendo. Atenção e concentração também são muito trabalhados, fora coordenação motora e os ganhos cognitivos que são desenvolvidos e fortalecidos com as atividades musicais.

8. Qual a diferença entre um jovem que fez musicalização e outro que não fez, no estudo do instrumento?

O jovem que não fez musicalização quando criança terá um processo de desenvolvimento mais lento, pois com o passar dos anos temos a tendência a criar barreiras mentais e físicas no aprendizado, enquanto o que fez, sairá na frente pois já terá desenvolvidos vários saberes musicais importantes para qualquer instrumento como ritmo, percepção, afinação, entre outros.

 

9. Existe alguma desvantagem em começar na musicalização e não no instrumento?

Não, pois a musicalização será um laboratório para a criança no qual a criança irá fazer diversas experiências sonoras e físicas. O ideal é que a criança quando optar por um instrumento não deixe de fazer as aulas de musicalização, pois a aula de musicalização e instrumento caminham juntos.

10. Dicas, sugestões e comentários

Minha dica e recomendação é que quanto mais cedo a criança tiver contato com a música melhor será para seu desenvolvimento. A participação e incentivo dos pais é de extrema importância também.

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas da prof Aline e que tenha te ajudado a tirar as dúvidas sobre a musicalização infantil.

Katherine Ebesui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *