Olá queridos, na dica musical de hoje vamos falar sobre as claves, elemento tão importante para a leitura musical.
Vamos conhecer os tipos e saber para que serve cada uma delas

partitura ukulele

 

Tipos de clave

Existem 3 tipos de clave, a clave de sol, clave de fá e clave de dó. Dessas 3 temos: 1 clave de sol, 2 claves de fá e 4 claves de dó, totalizando 7 claves. Mas você deve estar se perguntando para que tantas claves? Cada clave traz um conjunto de possibilidades de notas diferentes no pentagrama, por exemplo, na clave de sol, a segunda linha está o sol, na clave de fá quarta linha a segunda linha está o sí, na clave de dó segunda linha a segunda linha está o dó e assim por diante. Quer dizer que tendo 7 diferentes claves, temos a possibilidade de cada linha e espaço do pentagrama ser todas as notas musicais. Ficou confuso ai? Vamos conhecer as claves para entender melhor.

Clave de sol

clave de sol

Essa é a clave de sol, é a única clave que tem somente uma. Falamos que a clave de sol está na segunda linha, pois é aonde o desenho dela começa, isso significa que a nota sol está na segunda linha e a partir daí, conseguimos localizar todas as outras notas. Veja na imagem acima todas as notas.

Clave de fá terceira linha

clave de fá terceira linha

Essa é a clave de fá terceira linha, chamamos assim pois a nota fá está localizada na terceira linha. Temos também a clave de fá quarta linha que veremos logo a seguir. Um jeito fácil de saber qual clave de fá é, é olhando a linha que está entre as duas bolinhas da clave. Veja na imagem acima todas as notas na clave de fá terceira linha.

Clave de fá quarta linha

clave de fá quarta linha

Essa é a clave de fá quarta linha, chamamos assim pois a nota fá está localizada na quarta linha. Mais uma vez para saber que essa é a clave de fá quarta linha repare que a quarta linha está entre as duas bolinhas da clave. Veja na imagem acima todas as notas na clave de fá quarta linha

Clave de dó 

claves de dó

Agora a clave de dó existem quatro tipos, clave de dó primeira, segunda, terceira e quarta linha. Veja na imagem acima. Um jeito fácil de identificar qual clave de dó é, é olhando a linha que esta entre a barriguinha do dó. Na imagem abaixo você consegue ver todas as notas na clave de dó terceira linha, que é a mais usada das claves de dó.

clave de dó terceira linha

Por que tantas claves? 

Essas são todas as claves existentes, mas você deve estar se perguntando para que tantas claves ne? Bom, cada clave representa alguma nota, mais aguda ou mais grave. Por exemplo, a clave de sol representa os instrumentos agudos, como violino, vozes, flauta doce, já a clave de fá quarta linha representa instrumentos graves como baixo, violoncelo e a clave de dó terceira linha representa os instrumentos médios, como a viola erudita. Assim os instrumentos são representados com as notas e as alturas corretas do som que estão produzindo. Por isso tantas claves.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje e que tenha te ajudado a conhecer e entender um pouquinho mais sobre as claves. Conheça também como surgiu as notas musicais.

Katherine Ebesui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *