Olá queridos, hoje venho com dicas super especiais da nossa prof de canto Nathalia Scavone respondendo várias perguntas pra te ajudar a melhorar e dar aquele boost na sua performance. Bora?

menina bonita cantando feliz

 

1. Conte sobra sua experiência cantando em shows/apresentações

Eu já trabalhei com madrigais, grandes coros, em uma banda de rock feminina e outra mista, com a liturgia, projetos pessoais, duo voz e violão com foco em música brasileira do século 19, casamento e festas. Abordo dessa forma pois quero dizer que não importa o gênero musical, faça o que ama, cante o que quiser, conheça sua voz e corpo, cuide de sua saúde. Tudo sempre com um profissional do lado, até você se sentir seguro para dar seus passos sozinhos da forma correta. Eu sempre fui a pessoa mais medrosa para subir no palco, mas aos poucos você vai ganhando experiência. Entendendo como agir no palco, saber identificar o que o seu público quer e principalmente se divertir, seja como hobby ou como profissional. Se ainda tem dúvidas e precisa de auxílio, venha ser nosso aluno que te ajudamos nessa jornada!!

2. Quais os reais benefícios da hidratação para cantores?

Qualquer profissional da voz tem que manter em dia a hidratação, não só pelo fato do nosso corpo ser composto por 60% de água, mas se na região da laringe ocorrer uma desidratação a viscosidade do muco nas pregas vocais aumenta e isso influencia na vibração, gerando esforço e uma tensão desnecessária, assim dificultando a atividade muscular no canto.

Vale lembrar que a hidratação também é responsável pela regulação da temperatura corporal, equilibrando o organismo. Se desidratar você aumenta a temperatura e a fadiga muscular ou seja ao cantar vai cansar mais rápido, então pode auxiliar com a hidratação direta (água de coco, isotônico ou nebulização com soro fisiológico).

Um fato interessante é que o ato de engolir quebra padrões de tensão na fonação, trazendo alívio para a musculatura da laringe que sobe e desce.

3. É preciso engordar ou emagrecer para ser um cantor melhor? 

Muita gente pensa que pra ter aquele vozeirão precisa ter mais peso como o Tim Maia ou a Montserrat Caballé.

É fato que ganhar ou perder peso em excesso afeta a qualidade vocal, e existem estudos que mostram que o excesso de peso nos homens aumenta o hormônio feminino gerando uma voz mais aguda/clara e nas mulheres aumenta a testosterona resultando em uma voz mais grave/escura.

Claro que não é só isso, o controle da respiração e dos ajustes fonatórios podem ser afetados por conta da expansão restrita do tórax e o acúmulo de tecidos na região da laringe, língua e etc. Agora se pensarmos nos cantores abaixo do peso, não tem uma mudança expressiva na voz, mas tendem a ter um sistema vocal frágil, propenso a lesões e a resistência reduzida.

Minha dica é, tenham bom senso, busquem o equilíbrio e pensem na sua saúde em geral.

4. Por que as vezes ficamos sem ar quando cantamos? Como contr

O ar é muito importante, mas cantar envolve muitos outros elementos, por isso conhecer a interação da musculatura respiratória e da fonação é essencial.

A falta de ar pode ser por conta de uma má postura, falta de fechamento das pregas ou esquecer de respirar, nesse caso eu sempre marco seja com uma apóstrofe (') ou com um (v) o local onde devo respirar.

Sempre busque o auxílio do seu professor para verificar o causador dessa falta de ar, ainda mais porque pode estar relacionado a sua colocação de voz. Minha dica é que aprender a controlar o seu fluxo de ar sozinho não é aconselhável, é sempre bom ter um profissional de olho. Você pode achar que entendeu, mas as vezes o seu corpo reage de uma forma diferente e ao invés de auxiliar você vai se prejudicar.

5. Teria alguma dica de equipamentos que podem auxiliar quando não estamos bem e precisamos fazer um show? 

Com certeza!! Essas dicas que vou passar abaixo não são só para esse caso, mas também para prevenção, ainda mais quando o cantor tem atividades vocais bem intensas.

Primeiro o Microfone, existem dois tipos principais (dinâmico e condensador). Para o palco o mais indicado é o dinâmico, ainda mais porque o cantor pode em um momento cantar de forma suave e no outro gritar com o público, ele suporta esses níveis de amplitude. Marcas que pra mim são interessantes: Shure e Sennheiser.

Segundo, uma pedaleira para a voz, onde você pode escolher vários efeitos como reverb, delay, e abrir vozes como uma 3° ou 5° acima da voz, dando aquela sensação de que tem um backing vocal cantando com você. Marcas que acho interessante: Digitech e Boss

Vou dar mais uma dica, agora de um equipamento que é mega essencial. Os amados monitores in-ears, eles não só preservam a sua audição como auxilia no monitoramento do que está sendo executado, como por exemplo sua voz. Assim você não faz esforço para cantar e sim, repare no ensaio com o seu grupo, são vários timbres ao mesmo tempo e as vezes o retorno não auxilia apenas você, então você esforça sua voz sem perceber. Marcas interessantes ao meu ver: Xtreme Ears e Audicare.

6. Por que podemos considerar os profissionais da voz como atletas? 

A rotina do cantor é pesada, devemos incorporar o treino vocal no dia a dia para se tornar um hábito. Para um bom rendimento os atletas se dedicam e treinam constantemente e isso não deve ser diferente com os cantores de alta performance.

Para você evoluir, ganhar condicionamento e melhorar a performance, deve treinar constantemente. Nessa parte os cantores líricos são muitos conhecidos pela dedicação e isso tem que fazer parte da vida de todo cantor, independente do estilo, se você se empenhar vira um hábito rapidamente.

Dedicação meus queridos, é tudo!! Lembrando que não utilizamos só ar, são muitos músculos envolvidos. Trabalhamos com o psicólogo, alimentação e o físico. Ser cantor é se entregar por completo e cuidar de si, pois você é o instrumento.

7. Como fazer uma boa performance e presença de palco sendo tímido? 

Cantar para você mesmo é fácil, agora se pensarmos bem, cantar para o professor de canto no começo é difícil, temos vergonha, mas depois de um tempo não nos acostumamos? É dessa mesma forma, tem que arriscar.

Treine sem medo, quanto mais tentar, mais vai se soltar. Cante para os amigos e para a família, eles são os mais complicados, depois que perder o medo deles, você vai enfrentar o palco. Não é simples, mas quanto mais você fizer audições/apresentações melhor.

Eu mesma tinha pavor de tudo isso, já passei muita vergonha no palco, já cai, já perdi a voz, já esqueci a letra, mas e daí? Essa é a melhor parte!! Hoje em dia canto em qualquer lugar, para qualquer pessoa, sem medo do que vão dizer. Confie em você, no seu professor e se ame, errar é humano, não desista que tudo um dia passa se você se dedicar.

8. Como se preparar para as apresentações? 

Os principais cuidados que devemos ter são:

Primeiro, durma bem!! Você tem que descansar o seu corpo e voz.

Segundo, hidrata-se sempre!! Beber água, água de coco, sucos naturais, chás e o seu nebulizador com soro fisiológico. Geralmente é calculado 35ml por kg, bem distribuído no decorrer do dia.

Terceiro, alimente-se!! Uma dieta balanceada é legal, evitar alimentos gordurosos, açúcar, carne vermelha e cafeína em excesso jamais, nada de álcool ou bebidas gaseificadas e nem derivados do leite. Deve se alimentar antes pois o corpo precisa de energia, mas de forma equilibrada. Confira no blog as dicas da nutri sobre a alimentação para cantores, o material está ótimo!!

Quarto, prepare sua voz!! Treine os exercícios vocais diariamente, aqueça sua voz antes da apresentação, não esqueça de planejar sua ressonância lembrando que intercalar é super válido e faça o desaquecimento após.

Quinto e não menos importante, não abuse da sua voz!! Use retorno para monitorar sua voz e evite conversar em ambientes com muito barulho!! Evite o esforço!!

9. Máscara x Fadiga vocal

No contexto atual a utilização da máscara é obrigatório e essencial para a nossa proteção.

Infelizmente foi comprovado em pesquisas recentes que o uso dela causa prejuízos na comunicação e até fadiga vocal, pois ela diminui a projeção da voz e assim para compensar aumentamos o volume, além de cobrir boa parte da expressão facial que auxilia na comunicação.

A máscara comum pode atenuar 3 ou 4 decibéis e a máscara N95 até 12 decibéis.

Isso não significa que você não deveria utilizar!! Por isso trago algumas dicas, assim você evita se prejudicar e continuar usando a máscara para se proteger.

Use máscaras confortáveis, pois se estiver muito apertada pode piorar o sinal da fadiga vocal.

Articule bem as palavras e faça movimentos mais amplos com a boca, língua e demais articuladores.

Não fale rápido, dê pausas para respirar, assim não cansa sua voz e todo mundo escuta bem.

Lembre-se de se hidratar mais ainda, pois ela traz conforto vocal e diminui o atrito entre as pregas vocal

10. Dicas, sugestões e comentários

A melhor dica de todas é: se você ama cantar/falar, bora treinar essa linda voz para dar um condicionamento melhor e aprender como cuidar dela, procure um profissional e para de ficar atirando no escuro!!

Venha fazer parte da família GM!!

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas da prof Nathy e que você possa utilizar para melhorar sua performance ou desenvolver ela.  Confira também nossa postagem sobre canto popular x canto erudito.

Katherine Ebesui

2 thoughts on “Como melhorar sua performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *