Olá queridos, hoje venho falar com vocês sobre algumas dicas e sugestões para enviar o seu currículo da melhor forma. Tudo isso são coisas que aprendi durante meus anos recebendo e avaliando currículos e pessoas para as aulas aqui. Então acho legal compartilhar para ajudar você que esta começando ou que quer aperfeiçoar e garantir uma maior chance de sucesso. Bora?

curriculo

 

1. Escreva bem o seu currículo

Pode parecer simples, mas a parte de montar o currículo é a mais importante. Vou falar algumas coisas que eu, como diretora, vejo e avalio. Claro que isso não vai servir para 100% dos casos porque cada escola procura algo em específico, mas da para ter uma ideia e um norte para quem está começando ou para quem não tem tido muito sucesso.

Por mais que tenhamos currículos mais despojados e por estarmos em uma carreira não tão "séria" e mais artística, com currículos mais criativos, cuidado, eu prezo muito pelo profissionalismo e já recebi currículos que achei "zoeira" de mais e não gostei, então atentem nisso.

Outra questão é, se você vai enviar o currículo para trabalhar em engenharia, você vai montar ele com as qualidades e formações necessárias para esse trabalho certo? O de música precisa ser a mesma coisa, quando eu recebo currículos que só constam o lado artístico de shows, gravações, etc, sem contar nenhum lado acadêmico, por exemplo, aonde deu aula, quais cursos fez, etc, eu já excluo ou pelo menos já perde pontos. Então tenham dois tipos de currículo, um artísticos e um educacional, faz a diferença.

2. Primeiro contato

Esse primeiro contato também é bem importante, pois ele vai dar a primeira impressão, então cuidado com muita informalidade. Se o seu primeiro contato vai ser pelo whatsapp é importante se apresentar, um bom dia/boa tarde, como está, o básico de educação que infelizmente hoje, muitos pulam e não acham necessário, eu prezo muito por isso, cuidado com audios no whatsapp, nesse primeiro contato, dê preferência a um texto escrito e bem elaborado.

Se o seu primeiro contato vai ser por e-mail, NUNCA envie somente o currículo sem nenhum texto ou apresentação, eu já excluo na hora, porque se o candidato não teve nem o trabalho de se apresentar, não serve para trabalhar na minha empresa. Então coloque o assunto, seja formal e cordial, envio em anexo meu currículo, desde já agradeço, etc, coisas básicas que infelizmente muitos deixam passar.

mulher e homem de negocios

3. Na hora da entrevista

No nosso caso de escola de música, além do bate papo comum nós sempre pedimos para o músico tocar alguma coisa, por exemplo, se for professor de piano, tocar algo no piano, professor de canto, cantar e por ai vai, então sempre venha preparado. Nós nunca avisamos os entrevistados que será pedido isso justamente pra ver como eles lidam e se saem no se vira nos 30, mas o ideal é que você esteja sempre preparado.

4. O que não fazer

Na nossa área de música é mais comum que em outras áreas, acredito eu, mas o que você não deve fazer nunca é querer trabalhar com algo que você não tem conhecimento, parece besta falar isso mas acontece muito. Vou dar um exemplo, nós já recebemos contato de pessoas interessadas em dar aula, mas que já vem perguntando se precisa ensinar partitura ou saber ler partitura, falando que hoje trabalha com uma coisa x mas gostaria de entrar pra esse ramo da música, que não tem muito conhecimento ou experiência mas que esta querendo experimentar algo novo.

Se eu hoje com meu currículo e formação inteiramente musical decido trabalhar com direito nunca poderia chegar numa empresa e falar que eu não tenho conhecimento ou formação nenhuma mas quero ver no que da, então porque as pessoas fazem isso com a música? Se você quer mudar de profissão, quer ingressar nesse meio musical, ótimo! Mas estude antes, procure uma boa escola/conservatório, converse com gente da área, procure uma graduação, faça cursos e ai sim você procura trabalho na área, vamos respeitar e valorizar os profissionais que ralam e estudam para isso.

5. Dica extra

Agora falando de um a mais, que não é necessário, mas que se o candidato tiver com certeza vai impressionar é montar um portfólio para ser entregue ou enviado na entrevista, mostrando trabalho, a experiência que ele teve, mostra-lo tocando, etc. Com certeza vai passar muito profissionalismo e vai chamar a atenção.

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas e que consigam utilizar, lembrando mais uma vez que aqui eu dei a minha visão e opinião como diretora nos anos que tenho recebido currículo e realizado entrevista, não é a verdade absoluta mas já serve para você avaliar o que é melhor para você. Espero ter ajudado.

Katherine Ebesui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *