Na dica musical de hoje, a gente vai te ajudar a treinar e melhorar seu tempo e ritmo. Bora?

 

Imagem: Background photo created by freepik - www.freepik.com

Muitas pessoas tem dificuldade em sentir a pulsação da música e quando vão tocar e cantar acabam perdendo o tempo, na dica de hoje, vamos te ajudar a descobrir o tempo internamente que fará com que o seu play melhore também.

Primeiro precisamos entender como funciona o nosso corpo em relação com a música. Você sabia que o nosso batimento cardíaco pode acelerar ou diminuir, dependendo da música que estamos escutando? Já reparou quando você esta caminhando ouvindo música, que quando a música é mais acelerada, como um rock você tende a andar mais rápido e quando a música e mais calma e lenta você anda mais devagar?

Pois é, tanto que a música já é usada em hospitais britânicos por ser uma terapia barata e fácil de aplicar e também por gerar efeitos físicos perceptíveis no organismo, além de ter um impacto positivo no humor do paciente.

Background photo created by freepik - www.freepik.com

Agora que já sabemos que involuntariamente o nosso corpo vai reagir a música, podemos usar isso a nosso favor para melhorar nossa percepção do tempo. Você pode começar com um metrônomo (você consegue baixar online, existem diversos apps para celular e computador) ou com uma música de sua preferência, desde que ela não tenha variações de tempo e seja mais simples e não muito agitada para começar.

Coloque o metrônomo a 90 bpm ou coloque sua música para tocar, aprecie um tempo e escute atentamente, se você tiver mais dificuldade em perceber o tempo, sugiro que fique com o metrônomo nas primeiras vezes. Após você se familiarizar com a batida e entender ela, fique em pé e ande pela sala procurando bater o pé no chão sempre que toca a batida do metrônomo. Você vai perceber que parece que está marchando. Ande de um lado para o outro, até que você realmente entenda o ritmo com todo o seu corpo.

Agora sente-se e toque no tempo da batida com as palmas da sua mão, bata sempre que o metrônomo bater, sempre em sincronia, cuidado para não bater fora do tempo, se isso acontecer, pare, volte a caminhar no tempo mais um pouco e depois repita com a palma da mão.

Quando você sentir que dominou com a palma da mão, pegue o seu instrumento ou se for cantor cante em “ta ta ta” e junto com a batida você vai tocar qualquer nota no seu instrumento ou cantar, o importante é você estar em sincronia com o metrônomo novamente (ou seja, sempre que toca a batida no metrônomo você toca/canta no seu instrumento). Quando você dominar e estiver tocando em sincronia, faça esse processo todo, utilizando uma música e tente achar a pulsação dela e primeiro andar, depois bater palma e depois tocar/cantar.

Espero que tenham gostado da nossa dica e que ela te ajude a melhorar seu tempo.

Katherine Ebesui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *