Na dica musical de hoje, trazemos nosso prof de guitarra e violão Weslley Joanes para responder algumas perguntas e te ajudar a decidir qual instrumento combina melhor com você: Guitarra ou violão?

Primeiro vamos conhecer um pouco esse prof que faz tanto sucesso aqui na GM com os alunos. Pedimos pro Weslley falar um pouco sobre a experiência musical dele, como ele entrou para esse meio da música e principalmente, pro universo do violão e guitarra e ele nos disse o seguinte.
“A música sempre me chamou muita atenção desde pequeno, me fazendo ter vontade de experimentar vários instrumentos. Sempre gostei muito de Rock, era fascinado por The Beatles, que me fez ter uma vontade grande de ter uma guitarra. Quando tinha entre 13/14 anos, ganhei um violão de nylon dos meus pais e comecei a fazer aulas particulares, onde minha paixão pela música começou a crescer. Depois de mais ou menos 1 ano, ganhei minha primeira guitarra, que me motivou muito a estudar. Nesse tempo, tive inúmeras bandas cover com amigos e alguns projetos de música autoral que me fizeram ganhar bastante experiência de palco e em estúdio. Enquanto mantinha meus estudos na música, me formei em Publicidade e Propaganda, fiz uma pós em marketing e mais recentemente um curso técnico de produção musical. Dou aulas de música na Geração M desde 2017 e estou começando a atuar como produtor musical.”

Você pode conferir o canal do youtube do nosso prof que tem vários covers legais, vamos deixar um palhinha aqui pra vocês.

Qual a principal diferença entre violão e guitarra?

R: A principal diferença eu diria que é a sonoridade. Cada instrumento vai soar diferente de acordo com a proposta e estilo que você quer seguir. Ambos servem para tocar os mais variados estilos musicais, porém, existem estilos que um vai se encaixar melhor que outro. Além disso, a parte técnica é bem diferente também, como posicionamento de mão, uso de palheta, dedilhados, etc. Cada instrumento vai ter um estudo próprio e dedicado para se desenvolver.

Na sua opinião quem deve estudar violão e quem deve estudar guitarra?

R: O que vai mandar em qual instrumento estudar é o estilo musical. Inicialmente é importante você pensar em qual estilo te motivou a querer tocar. Por exemplo, se você gosta muito de MPB, é muito mais recomendado começar pelo Violão, pois tem um som característico do estilo. Se você gosta de rock, inevitavelmente uma hora você vai acabar indo para a guitarra.

Se eu quero tocar guitarra devo começar no violão?

R: Começar pelo violão não é uma regra. Eles são relativamente parecidos no começo dos estudos, o que faz algumas pessoas terem preferência por começa pelo violão. Um dos principais fatores nesse caso é o custo. Um violão básico de iniciante é muito mais barato que uma guitarra básica, que também precisaria de acessórios como amplificador, cabos, etc.

Qual é mais fácil para começar a estudar?

R: Ambos tem suas facilidades e suas dificuldades. Isso vai depender muito de pessoa pra pessoa. Se o violão for de nylon, ele tende a ser mais confortável para os dedos. A guitarra tem um braço menor que acaba facilitando para fazer algumas coisas. (Todos esses fatores dependem muito da marca e das especificações dos instrumentos)

Qual dica você tem para quem quer começar a estudar violão e para quem quer começar a estudar guitarra?

R: A Principal dica que posso dar para ambos é fazer dos estudos uma prática diária e uma rotina divertida. Manter o exercício seguindo sempre as orientações do seu professor e tentar relacionar a parte técnica com o repertório. No violão por exemplo, trabalhamos bastante padrão de batida e dedilhados com a mão direita. Na guitarra, trabalhamos muito o uso da palheta.

É muito importante também procurar boas referências de músicos para se inspirar, tanto no violão como na guitarra, que vão servir como influência para seus estudos.

Quais musica(s) são melhores para começar a estudar violão e guitarra?

R: Isso vai de acordo com seu gosto musical. Cada estilo vai ter alguma música mais tranquila para estudar.  Eu gosto sempre de tentar adaptar o repertório de acordo com a preferência dos alunos, mas vou citar algumas das músicas que mais uso:

Guitarra: A Hard days Night – The Beatles

Last Kiss – Pearl Jam

Come as you are – Nirvana

Enter Sandman – Metallica

Violão: Garota de Ipanema – Tom jobim

Sad Song – Oasis

Wonderwall - Oasis

Qual instrumento você estuda mais e porquê?

R: A guitarra é o meu instrumento principal e que mantenho um estudo diário. Quando você vai se aprofundando na música, acaba tendo curiosidade e a necessidade de estudar vários instrumentos. Tenho estudado também bastante teclado ultimamente.

Quem toca violão pode tocar guitarra e vice versa?

R: Eu diria na verdade que quem toca um, consegue se virar um pouco no outro. Apesar de usarem a mesma técnica base, o jeito de executar acaba sendo bem diferente.  Mesmo dominando o violão, se você pegar a guitarra pela primeira vez, vai demorar um tempo para se acostumar com a pegada dela. Poderia comparar um pouco com estudo de teclado e piano. Cada um tem suas especificações.

Dicas, sugestões, comentário

R: Antes de você escolher entre guitarra ou violão, recomendaria que fizesse uma lista com as bandas e artistas que mais gosta. Esse é um bom jeito para definir se o seu repertório vai se encaixar mais com violão ou com a guitarra. Uma boa alternativa é testar vários modelos de violão e guitarra nas lojas para tentar presenciar na prática quais são as suas diferenças e poder começar exatamente com o instrumento que vai lhe proporcionar a sonoridade desejada. No fim, o mais importante é estar motivado e pronto para iniciar os estudos.

Então é isso, espero que tenham gostado da nossa Dica Musical!

Katherine Ebesui

8 thoughts on “Violão x Guitarra

    1. Oi Ronaldo, ficamos muito felizes que você tem gostado do nosso conteúdo! Se quiser, siga a gente nas redes sociais que sempre atualizamos lá quando tem publicação nova é @geracaom 🙂
      obrigada pelo carinho, beijo grande!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *