Na dica musical de hoje, trazemos uma dica legal pra estudar teoria, mais específico percepção auditiva.

 

É importante no meio musical, saber ler partitura e ter um ouvido apurado. Na dica de hoje, você vai aprender alguns truques fáceis e divertidos pra reconhecer intervalos auditivos com mais facilidade. Vamos a primeira dica?

A primeira dica é anotar todos os intervalos no caderno na vertical, um intervalo abaixo do outro, pois vamos anotar outra coisa do lado de cada intervalo depois. Então vamos lá, começamos pela 2 m, 2 M, 3 m, 3 M, 4 J, 5 J, 6 m, 6 M, 7 m, 7 M, 8 J.

** m = menor; M = maior; J = Justo

Agora é hora de identificar algumas músicas e relaciona-las com cada intervalo. Por exemplo a 2 m, nós sempre relacionamos com a música do tubarão, toque ela repetidamente no piano e numa região grave que tenho certeza que você vai reconhecer também. O legal é você tocar cada intervalo e ver qual música ele te faz lembrar. Vamos deixar algumas dicas que nós usamos aqui na escola, mas você pode criar o seu também, com músicas do seu dia a dia. Toque cada intervalo separadamente e vá relacionando-o com alguma música, em seguida, coloque do lado do intervalo a música que você relacionou.

Exemplo: 2 m - música do tubarão

Agora é hora de gravar cada intervalo separadamente. Lembre-se de tocar cada intervalo umas 3 vezes pelo menos em cada gravação. Grave a 2 m , 2 M, etc.

Depois, peça para alguém reproduzir as gravações em uma ordem aleatória para você, e você vai tentando identifica-los. Ouça-os também e tente memorizar e ver se consegue reconhecer as músicas que você relacionou ao ouvir o intervalo. Esse é um treino que vai levar algum tempo, quanto mais você praticar melhor você vai ficar em reconhecer os intervalos. Logo você vai reconhecer os intervalos em todo lugar que for, por exemplo, no toque do metro, na campainha de casa, etc.

Os intervalos e músicas que relacionamos aqui na escola.

2m = Tubarão; 2 M = Asa Branca; 3 m = turning tables (Adele); 3 M = vocalizes de canto; 4 J = hino nacional brasileiro; 5 J = superman; 6 M = Você (Tim Maia), 8 J = somewhere over the rainbow.

Se você tiver algum intervalo para reconhecer a 6m, 7m e 7M que não colocamos ou algum outro dos que colocamos, deixe aqui nos comentários.

Espero que tenham gostado da dica musical da semana. Fiquem ligadinhos que semana que vem tem mais!!

Katherine Ebesui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *