Na dica musical de hoje, perguntamos pra nossa prof Aline Araujo algumas diferenças entre violino e viola, para te ajudar a decidir qual o ideal para você estudar e dicas para quem já estuda esses instrumentos. Bora?

Aline começou a estudar música em 2011 aos 11 anos no instituto Baccarelli, estudando lá até 2018, quando deu inicio a graduação em Licenciatura em música e sua carreira como professora de violino, viola e musicalização infantil.

O instrumento que ela mais estuda é a viola, pois segundo ela “foi amor à primeira vista”

Perguntamos pra prof qual a principal diferença entre o violino e a viola, e segundo ela o tamanho, pois a viola é visivelmente maior que o violino e o som, pois o violino é mais agudo do que a viola.

Aqui abaixo vocês conseguem ver a comparação dos instrumentos, e mais para frente colocamos duas músicas para vocês ouvirem o som dos instrumentos e compara-los.

Perguntamos se quem toca violino, consegue tocar viola também e vice-versa e ela disse que sim, pois as cordas são as mesmas e a técnica é bem parecida para se tocar, mas sempre o músico vai focar em algum, ou violino, ou viola.

Perguntamos pra ela, qual música ela acha mais conhecida no violino e na viola e ela disse que no violino seria na música popular, Viva la vida do Coldplay e na música erudita Ave Maria, F. Schubert e na viola, na música popular seria um arranjo de Hallelujah de Leonard Cohen, e na música erudita, Hoffmeister Concerto in D maior.

Agora, para quem esta começando a estudar o instrumento, ela indica começar com peças simples, por exemplo: A Thousand years da Christina Perri.

Aqui você consegue ouvir o som dos dois instrumentos e compara-los, como citamos acima.

Perguntamos se ela tem alguma dica para quem esta começando a estudar esses instrumentos e ela disse ter muita paciência e calma rsrs, pois leva um certo tempo para atingir o que almeja, mas que com o estudo correto você consegue chegar lá.

Para ela, a maior dificuldade para quem estuda violino ou viola é ter disciplina nos estudos e entender que esses são instrumentos que precisam de dedicação e tempo.

Para finalizar, pedimos para ela dar algumas dicas para quem está começando a estudar e ela disse para ter paciência e ser dedicado que você alcançará todos os seus objetivos no instrumento.

Então é isso, espero que tenham gostado da dica musical da semana!

 

Katherine Ebesui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *