Na dica musical dessa semana, vamos aprender a fazer um jogo muito legal e musical. Bora?

O baralho de notas musicais é bem simples de fazer, você pode jogar com seus amigos e família e ainda é super educativo, você aprende as notas e memoriza de uma maneira divertida. Vamos lá então!

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Papel (de preferência um papel mais grosso)
  • Canetinhas/canetas/ etc
  • Régua e tesoura
  • Materiais para decoração

Primeiro você deve cortar 7 cartas todas do mesmo tamanho. Pode ser pequeno ou grande, nós fizemos a carta com 10 cm de altura e 7 cm de largura, mas você pode escolher o tamanho que quiser.

Depois que estiver com os 7 cartas prontas, chegou a hora de colocar o nome das notas musicais. Escreva um em cada quadrado: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI.

Você pode enfeitar e decorar a parte de trás e da frente da forma que você preferir, lembre-se que os desenhos devem ser os mesmos em todos para que não fique mais fácil de reconhecer a carta pela parte de trás ok?

Agora que o seu baralho está pronto, chegou a hora de começar a jogar. Esse jogo pode ser feito sozinho ou até em grupo.

Primeiro você deve embaralhar as cartas e deixar o nome das notas viradas para baixo. Agora você deve virar uma carta por vez, se estiver jogando sozinho, vire a primeira carta e agora fale o nome da nota que vem depois. Exemplo: digamos que você virou a nota DO então você deve falar a nota que vem depois, no caso, o RE e assim por diante.

Se você estiver jogando com uma ou mais pessoas você pode alternar a vez e ir marcando quem acerta mais notas ou quem acerta as notas mais rápido.

Para facilitar no começo, você pode deixar perto esse ciclo das notas para te ajudar a ver melhor qual nota vem depois.

Quando a nota que vier depois ficar fácil de identificar, você pode fazer com a nota que vem antes, pulando terças, quintas, com a relativa, utilizando o metrônomo, etc. Enfim, várias maneiras de jogar.

Esperamos que tenham gostado da dica musical da semana!

Katherine Ebesui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *