Hoje vamos aprender a criar um chocalho com materiais recicláveis. Em tempos de pandemia em que as aulas tiveram que ser feitas em casa, nos deparamos com o problema de que as crianças não tem tantos instrumentos disponíveis para fazer as atividades, quanto temos aqui na escola, então nossa solução foi achar alguns instrumentos que pudéssemos criar junto com os alunos e familiares, usando materiais que encontramos em casa mesmo. Vamos a lista!

Você vai precisar de:

  • Um pote de nescau, capuccino, etc (precisa ter tampa)
  • Sementes ou missangas
  • Papel, tinta, canetinha, etc (para decoração)

O processo para montagem é bem simples. Primeiro, certifique-se de que o seu pote esteja bem limpo antes de montar, para não atrair insetos e outros animais. Depois, você precisa escolher o tipo de semente ou missanga que vai colocar dentro do seu pote, faça alguns testes pra ver qual som te agrada mais, cada um que você colocar vai fazer um som diferente, você pode misturar semente com missanga também se quiser. Ai é uma questão de gosto mesmo, só cuidado para não encher de mais o pote para que a semente tenha espaço para se deslocar.

Depois é só fechar o pote e começar a decorar, você pode envolver em papel crepon e passar cola branca, esperar secar e decorar com canetinha mesmo. Pode pintar o pote com tinta e fazer desenhos diferentes. Aqui é a hora de usar a sua criatividade e deixar o seu chocalho com a sua cara. Veja alguns exemplos dos chocalhos que fizemos

Agora que seu chocalho esta pronto, é só aproveitar para tocar, coloque uma música bem animada e acompanhe ela tocando seu chocalho. Você vai ver como é divertido.

Se você preferir, pode ver como fizemos o chocalho no vídeo aqui abaixo!

Curiosidades: Você sabia? O chocalho é um idiofone de agitamento (instrumento musical cujo som é provocado pela sua vibração).

Maracas, ganzá, caxixi, entre outros, são considerados chocalhos.

O chocalho é muito utilizado no samba, bossa nova e festas populares brasileiras, como o carnaval.

 

Espero que tenham gostado da dica musical da semana.

Katherine Ebesui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *