Não sabe o que dar para o seu amor nesse dia dos namorados? A gente tem a solução para você! Tem algo mais romântico do que compor uma música para quem você ama? A gente acha que não, então ai vai a dica para arrasar nesse dia dos namorados em meio a pandemia rsrs.
Primeiro, vamos entender do que é composta a música. Ela tem a harmonia, que seriam os acordes que tocamos no violão, piano, etc., a melodia, que seria o que a gente canta ou toca no violino/viola/flauta, etc, e o ritmo, que é o que da o tempo da música e das notas.
Você pode escolher um desses para começar. Se for uma música cantada, você pode começar escrevendo a letra, por exemplo. Lembre-se das estruturas das músicas que você conhece, elas sempre têm uma estrofe e um refrão pelo menos, então siga esse modelo que não tem erro. Você pode criar algo mais complexo colocando uma estrofe, refrão, ponte e refrão, por exemplo, ai deixo a critério de vocês, mas se nunca compôs nada antes, fique no básico que não tem erro.
Então vamos as dicas de composição


1. O que nós indicamos, é que você comece pela harmonia. Selecione os acordes que você vai utilizar e a sequência deles. Por exemplo, selecione 4 acordes e toque eles em sequência, veja se eles casam e se formam o som que você quer, assim que achar a sequência e os acordes que mais gosta, escreva em um papel ou no celular/computador.


2. Depois de selecionar os acordes, você precisa pensar no ritmo, você vai querer compor uma música mais rápida e agitada ou mais lenta? Vai tocar em batida ou dedilhado? Pense nas músicas que você mais gosta e tente se basear nelas quando for montar seu ritmo. Agora, toque os acordes que você selecionou, no ritmo que escolheu.


3. Agora é hora de criar a letra e a melodia. Você pode primeiro escrever a letra, como se fizesse uma poesia. Faça a estrofe com pelo menos 4 frases e depois um refrão com pelo menos 4 frases também. Lembre-se que essa música é para o seu amor, então tente falar sobre vocês, momentos, o que você sente e gostaria que a sua pessoa soubesse, histórias, etc. Depois que você estiver com a letra pronta, hora de criar a melodia! Tocando os acordes no ritmo que você escolheu, tente criar uma melodia que case com a letra que você escreveu. Cuidado com as finalizações da melodia, elas têm que terminar fazendo sentido com a letra. Geralmente na estrofe, a melodia é mais simples, pois você está apresentando as notas e a tonalidade ao ouvinte, então não precisa ser nada rebuscado cheio de agudos, quanto mais simples melhor. Quando chegar no refrão, lembre-se que ele precisa ter uma mudança, como notas mais agudas, uma melodia mais chamativa e envolvente, esse é o ápice da música, então tem que ser especial.


4. Agora que você já tem a harmonia, ritmo e a melodia com a letra. Grave você tocando e cantando para não esquecer. Ouça um pouco o que você fez e faça os ajustes que julgar necessário. Ouça novamente agora para memorizar sua música e pratique até que sua apresentação fiquei perfeita.

5. Hora de se produzir, se arrume, prepare um cenário romântico e apresente sua obra para o seu amor! Você pode criar a partitura dessa música e entregar para o seu amor como uma recordação, assim você eterniza de uma forma mais romântica e clássica a sua canção. Se você não vai poder ver seu amor nesse dia dos namorados, grave um vídeo com a canção, aposto que elx vai gostar muito de receber essa declaração e para os mais ousados, que tal fazer uma declaração em público nas redes sociais. Se fizerem, marquem a gente einh!! Vamos querer conhecer sua música.

E é isso! Esperamos que tenham gostado da dica musical dessa semana e desejamos um fds cheio de amor!

Katherine Ebesui

One thought on “Como compor uma música para o dia dos namorados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *