Olá queridos,

O carnaval está chegando e quando a gente pensa em carnaval, pensa em samba e um dos instrumentos principais que caracterizam o samba é o pandeiro. Então hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse instrumento típico brasileiro e arrasar neste carnaval rsrs.

Pandeiro

O pandeiro é conhecido desde o período neolítico. Passou por algumas mudanças até chegar ao que é hoje.

O pandeiro é um instrumento de percussão que possui rodelas duplas de metal, conhecidas como platinelas, encaixadas em intervalos ao redor de um aro de madeira, sobre a qual se estica uma pele (de couro ou nylon). Pode ser brandido ou percutido com a mão e os dedos.

Pele (pode ser couro ou nylon)

Pele

Aro

Aro

Platinelas

Platinelas

O pandeiro foi trazido ao Brasil pelos portugueses e difundiu-se enormemente no Brasil. Quando surgiu o choro, o pandeiro deu o toque final ao ritmo, que originalmente era executado ao piano e instrumentos de corda e sopro.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o pandeiro. Que tal ver melhor sua função no carnaval?

Muitas escolas de samba não utilizam mais o pandeiro em sua formação, pois seu som não é suficientemente audível junto aos outros instrumentos. Hoje é usado mais como "alegoria" por muitos ritmistas, que o tocam para as rainhas da bateria sambarem e fazerem coreografias.

escola de samba instrumentos
escola de samba pandeiro

Espero que tenham gostado!

Beijinhos

Katherine Ebesui

5 thoughts on “Curiosidades do Carnaval – Pandeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *